Quantas vezes você já se viu recebendo fofoca de um liderado sobre o outro? Provavelmente algumas, não é? Seja por uma disputa de promoção ou para ser mais notado por você, essa disputa é muito comum em ambientes corporativos.

Costumo dizer que, independente do desafio que você encontrar na sua liderança, eu vou sempre voltar a responsabilidade para você. A partir do momento que você se transforma como líder, você consegue transformar seu time e ser exemplo para ele.

Para te ajudar a solucionar desafios como este no seu dia a dia de liderança, vou trazer um exemplo que eu vivi liderando uma equipe.

Eu tinha duas pessoas muito boas na minha equipe: uma moça e um rapaz, que vamos chamar de Ana e João. Ambos prontos para serem promovidos. O João me convidou para almoçar, porque queria ter uma conversa para me pedir “ajuda”. 

E durante esse almoço ele trazia situações desafiadoras que estava passando com a Ana, o quanto já tinha tentado melhorar a convivência com a colega  e que a situação estava insustentável para ele. Ele tentou, a todo momento, plantar em mim um sentimento negativo com relação à Ana. 


Esperei ele concluir o desabafo, pedi que ele terminasse de almoçar e perguntei o porquê dele ter convidado a mim para aquele almoço e não à Ana. Afinal, tudo aquilo ele precisava resolver com ela e não comigo.

Neste momento, meu foco foi ser clara e objetiva com minha comunicação. Fiz questão de enfatizar que eu não aceito fofoca, não serei a pessoa que vai resolver aquele problema (caso não tenha tentado resolver entre eles).

Percebeu que aqui está a chave do meu posicionamento? Quando a fofoca chega, o seu posicionamento é que vai manter ou não ela no seu time. Pois se naquele momento eu acolho o desabafo, colaboro com a fofoca do João, ele entenderia minha preferência por ele e os demais do time iriam também ter essa visão.

Esteja sempre atento e alerta a esse tipo de situação! O ciúmes entre liderados só se mantêm, se você der lugar para isso.

É natural existir uma afinidade sua maior com algum liderado, mas a partir do momento que você deixa transparecer para os outros, você abriu portas para a fofoca e o ciúmes se instalarem na sua equipe.

Você, como líder, não deve ser amigo de liderado, mas sim, amigo de par! É com seus pares que você pode conversar, desabafar e sair para almoçar. 

Com o seu time, você é líder e ponto! E, assim sendo, você tem que estar ali para ajudá-lo a ter performance para gerar resultado. Se você está com seu time para fazer amizade ou para receber fofoca, você está no lugar errado.

A partir do momento que você dá preferência ou trata um liderado de um jeito diferente dos demais você está desequilibrando as forças desse time para o resultado principal. 

Posicione-se como protagonista, sabendo que todo sintoma do seu time tem uma causa-raíz em você. Alguma prática da sua liderança está resultando nesse sintoma.

Meu convite para você é fazer essa autoanálise para enxergar quais as atitudes suas que estão repercutindo em ciúmes ou fofoca no seu time.

Sabe qual a maior vantagem de você ser o responsável pelo comportamento da sua equipe? É que você também é o único responsável por mudá-la. E essa mudança é super possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *