O maior desafio numa comunicação assertiva é no gerenciamento de conflitos. Quando as coisas não estão bem, quando há divergência de opiniões é que nós temos tendência a falhar ao lidar com uma comunicação mais desafiadora, por ter uma questão emocional, envolvida no processo.
Nesses momentos temos a tendência a não filtrar o que sai da nossa cabeça até chegar na nossa boca.
- Qual sua intenção ao entrar numa mesa de negociação?
Como você está se posicionando nessa mesa de negociação? Você pode estar com a intenção pura de convencer o outro, apenas.
Nesse cenário você está se munindo de argumentos para provar que está certo. Isso não é negociação, e sim convencimento.
O meu papel nesta semana de aquecimento é colocar você em uma posição protagonista. E ter a intenção de convencer o outro de que só você está certo, já foge totalmente dessa postura.
A grande saída de uma negociação é a famosa relação ganha-ganha (win-win). Ambas as partes envolvidas precisam sair com a sensação de que de alguma forma estão ganhando.
Ser direto e reto na sua comunicação não está falando que você tem a decisão final daquela mesa. Assim sendo, você sempre deve trazer para mesa o que é inegociável para você.
Embora você esteja nesta posição, ambas as partes precisam ser escutadas e precisam também cada um contar sua versão da história. E isso muitas vezes não acontece quando existe uma hierarquia gritando mais do que ela precisava gritar.
É a famosa carteirada, onde quem tem o cargo mais alto tem a última palavra, não por negociação nem por gerenciamento de conflito, mas por pura hierarquia.
A gestão de conflito ela fala sobre a gente realmente encontrar uma versão da história que ela não é contada sozinha nem por uma parte.
É preciso encontrar um meio termo coerente, onde considera ambas as partes envolvidas no conflito.
Você precisa ser honesto consigo mesmo. Você precisa ter a consciência que a mudança começa em você. É intencionalmente olhar para este lugar e perceber que existe uma necessidade de uma terceira versão da história, para que haja gestão de conflitos. Uma nova versão que não é possível ser contada individualmente por ambas as partes.
O seu papel, como líder protagonista é “tirar esse véu” da versão de ambos, deixando claro de que aquela reunião é um momento difícil, mas sem permitir que ganhe quem fala mais alto. Exemplo de como começar esse tipo de reunião:
“Olha, estamos numa mesa difícil, vamos ter agora uma conversa difícil, só que nessa conversa difícil meu papel aqui é trazer para vocês luz aonde vocês não estão vendo”.
- O conflito muitas vezes vem da falta de clareza sobre o que é negociável ou não
O que é aceitável ou não na sua relação facilita a sua gestão de conflito entre líder e liderado. Os pilares inegociáveis da sua liderança falam sobre você comunicar assertivamente isso, começando sendo você o exemplo.
Se para você é inegociável reuniões começarem fora do horário, é preciso que você, líder seja exemplo de pontualidade. Por que se você vier cobrar isso do seu time, sem fazer primeiro, essa divergência será motivo de conflito, certamente.
A gestão de conflitos também fala sobre a congruência, sobre a forma como você cobra do outro e a forma como você age. Por isso, você precisa sempre alinhar a sua postura e sua atitude com sua fala.
- O silêncio é a sua maior ferramenta de comunicação assertiva
Comunicar assertivamente dentro de um cenário de conflito é, antes de tudo, silenciar a boca e mente para ouvir atentamente o que o outro tem a dizer. E nesta escuta ativa, seu papel não é calar para articular uma resposta.
Procure marcar uma conversa difícil com tempo para realmente ouvir para chegar na sua intenção verdadeira de negociação desse conflito.
As negociações e gestão de conflitos que você fará precisa ser sustentável para você no longo prazo. Não adianta também tomar decisões que você não consiga manter por muito tempo.
Por isso, não existe script para se fazer uma gestão de conflitos, porque isso é puramente emocional. Você precisa trabalhar a sua versão protagonista, a sua versão de líder e essa versão não é replicável, é só sua.
Dica de Ouro: Construa a versão de líder que você vai se orgulhar de ver e manter.